sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Perigo! Vírus contra o equilíbrio


Publicado por: Alison Douglas

''O medo me consome quando penso que a natureza pode sofrer
Somos um perigo vivo, então perigo comigo!
Um vírus maldito sempre antes de morrer
Falo que sou seu amigo, mas tenho o perigo comigo!'' 
Alison Douglas

Por que somos comparados a um vírus de computador com o ecossistema?

Estamos diante de um problema global. Olhando o ecossistema como um todo, vemos que o aumento da população humana, a degradação das terras, o esgotamento dos recursos, o acúmulo de resíduos, todo tipo de poluição, a mudança climática, os abusos da tecnologia e a destruição da biodiversidade em todas as suas formas constituem juntos uma inédita ameaça ao bem-estar humano, desconhecida pelas gerações anteriores. O equilíbrio para conseguirmos alcançar a harmonia em nosso planeta depende essencialmente do ser humano voltar a respeitar a natureza da forma como ela merece.

Os antigos gregos sustentavam com a: Teoria da Gaia que veio para mostrar a humanidade que o problema de equilibrar o meio ambiente é real e que se não tomarmos ações imediatas, podemos tornar essa situação de desequilíbrio irreversível, levando a morte de nosso planeta.

Quem foi “Gaia”?


Os antigos gregos chamavam a terra de Gaia, ele representava a suprema deusa dos deuses polinizando-se do poder da natureza. Sendo que todas as conexões da natureza são ligadas a terra e tudo o que aconteça com a mesma acontecerá com seus filhos no ambiente .


Podemos até sermos um vírus, mas quando fizermos mal demais ao planeta, ele se autorregula eliminando os seres humanos, via "catástrofes" naturais,  tsunami, vulcões, terremotos....

''Somos o vírus que modifica em um único clique todo sistema natural de desenvolvimento próprio da Natureza''
                                         (Alison Douglas)